Extrato anual para prestação de contas com o Leão da Receita Federal
Anualmente, os locadores devem lançar os ganhos obtidos com aluguéis na Declaração de Ajuste do Imposto de Renda, referentes ao ano base anterior, para envio à Receita Federal.
Através deste relatório é que o locador poderá efetuar esses lançamentos na declaração do IR.
Todos os lançamentos na prestação de contas do locador, referentes ao recebimento de aluguel e pagamento de honorários de administração, são exibidos neste relatório.
Para que outros lançamentos sejam também exibidos, é necessário que, no cadastro do Histórico de Lançamento, seja marcada a opção "IR Locador".
A partir desta informação é que o sistema irá filtrar os lançamentos que devem ser listados no extrato do locador.
Para emitir este relatório, acesse a opção "Relatórios Auxiliares > Imposto de Renda" no menu principal do Flex Locação.
Em seguida, selecione o locador desejado e o ano base do extrato.
Geralmente, os extratos emitidos são com o ano base anterior ao ano atual (chamado de ano calendário).
Contudo, eventualmente, pode ser necessário emitir um extrato de outro ano anterior.
Se isto ocorrer, peça ao locador que informe o "ano base", para a emissão correta do relatório.
O Flex Locação também gera o arquivo para importação no programa do DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) - declaração anual obrigatória por parte das imobiliárias e administradoras que exerceram intermediação em locações, incorporações e vendas de imóveis no ano anterior.
Você pode selecionar o ano base e clicar para gerar o arquivo, que poderá ser importado dentro do programa específico, ofertado pela Receita Federal, para fazer a declaração.
Após a importação do arquivo no aplicativo do DIMOB, faça uma verificação cuidadosa dos itens que foram lançados, antes de enviar a declaração à Receita Federal.