Emissão de boletos para cobrança de aluguéis e taxas.
Para que possa emitir boletos bancários e cobrar o aluguel dos seus inquilinos, é necessário que você (ou sua imobiliária) possua um convênio de emissão de boletos junto ao seu banco.
O convênio não é obrigatório para a emissão de cobranças, somente para emitir os boletos. Veja mais abaixo a esse respeito.
O primeiro passo, então, caso você ainda não possua convênio na sua conta, é procurar o seu gerente e conversar com ele a respeito deste assunto.
É neste momento, inclusive, que você deverá negociar a melhor tarifa para os boletos emitidos, que pode variar bastante de banco para banco.
Por determinação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a emissão de boletos bancários deve ser através de registro das cobranças junto ao banco.
Para isso, após a criação das cobranças no Flex Locação, você deve gerar o "Arquivo Remessa", fazer o download dele e enviá-lo ao seu banco, para que o registro seja concluído e o sacado (parte pagadora) consiga efetuar o pagamento na rede bancária e conveniada.
Atualmente, o Flex Locação possui integração com os bancos abaixo para a emissão de boletos registrados:
O Banco Itaú já possui integração para incluir no boleto o QRCode para pagamento via Pix.
Para ser utilizada, esta funcionalidade você precisa:
Após o envio do arquivo remessa e confirmação do processamento pelo banco, baixe o arquivo retorno na plataforma do banco e envie para o sistema (opção "Cobranças > Arquivo Retorno").
Esta operação é que irá gravar na cobrança a chave Pix correspondente ao boleto.
Outros bancos estão sendo integrados gradativamente.
Você precisa cadastrar o convênio apenas uma vez, com os dados do favorecido, e utilizá-lo no cadastro dos contratos.
O favorecido do convênio é sempre a imobiliária (ou seu representante), que é a titular da conta que receberá os créditos dos pagamentos dos locatários.
Após o pagamento e a baixa da cobrança, você fará a prestação de contas. É nesse momento que você irá apurar o saldo (crédito ou débito) que será repassado ao locador.
Antes de começar a emitir os boletos, é necessário efetuar um processo de homologação dos mesmos.
Se o seu convênio não for emitir boletos, pode pular esta parte da homologação.
Para realizar a homologação do convênio de boletos, a sugestão é que, após cadastrar o convênio no sistema, você emita um boleto avulso para algum cliente ou contrato, em valor baixo (em torno de R$ 10, por exemplo), faça o registro junto ao banco (através do envio do arquivo remessa) e realize o pagamento do boleto alguma outra conta bancária.
Após o crédito entrar na sua conta e o banco emitir um "borderô" contendo os dados do pagamento (onde irá constar o "Nosso Número", que será utilizado na baixa da cobrança), podemos considerar o processo de emissão devidamente homologado e pronto para emitir boletos para seus clientes.
Os boletos bancários oferecem maior praticidade para o recebimento dos aluguéis, tanto para o locatário, quanto para a imobiliária.
Porém, você não precisa de um convênio de boletos com o banco para poder emitir as cobranças aos
locatários, pois o Flex Locação também permite que você gerencie as locações sem a emissão de boletos.
Neste caso, você poderá emitir a Nota de Aluguel (no lugar do boleto, sem a opção de pagamento por código de barras) para os locatários, diretamente do sistema.
Se você deseja emitir apenas recibos para os clientes (sem emissão de boletos bancários), basta, durante o cadastramento do convênio, deixar desmarcada a opção "Este convênio será utilizado para a emissão de boletos bancários".
Desta forma, você poderá gerar as cobranças normalmente. O único diferencial é que, ao invés de emitir o boleto (com código de barras), você irá emitir a Nota de Aluguel para o inquilino.
Mas, assim como no boleto, após a baixa da cobrança, você também poderá emitir o recibo de quitação do aluguel.
Caso você cadastre um convênio sem emissão de boletos e informe a sua chave Pix, as Notas de Aluguel irão conter um QRCode para que o locatário possa efetuar o pagamento através do Pix.
Este Pix já é iniciado com o valor da Nota de Aluguel e a descrição, não permitindo que o locatário altere estas informações.
A descrição do Pix é composta pelo Nosso Número e a Referência da cobrança.
Exemplo:Obs.: O "x" é necessário pois o QRCode Dinâmico não admite espaços na descrição do pagamento.
Nota de Aluguel com Nosso Número 000018 e referência 07/2025, terá a descrição do Pix como NNx000018xRFx07x2025.
Caso você utilize o telefone, CPF ou CNPJ como chave PIX, siga as instruções abaixo para cadastramento:
Para utilização do email ou chave aleatória, basta cadastrar como são, sem alterações.
Se você possui convênio para emissão de boletos em outro banco que ainda não tenha suporte no Flex Locação, abra um ticket de suporte e nos conte sobre a sua necessidade.
Nossa equipe técnica irá avaliar a questão e lhe dará um retorno sobre a viabilidade de integração com o seu banco.
Se o seu banco aceita arquivos remessa no formato CNAB400 ou CNAB240, geralmente a integração é possível, mas precisamos avaliar internamente para dar uma resposta assertiva sobre a viabilidade. Então, basta entrar em contato conosco, através do email [email protected]
Se a integração foi possível, normalmente ela é realizada em poucos dias.
Caso haja necessidade, você pode alterar todos os contratos (com situação "Ativo") de uma só vez para um determinado convênio.
Para isso, na listagem de convênios cadastrados, clique no botão referente ao convênio desejado.
Esta alteração NÃO AFETA as cobranças que já foram emitidas para os contratos.
Somente as novas cobranças geradas a partir daí serão associadas a este novo convênio.